5 produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa

Se você é daqueles que chega no supermercado e fica perdido na seção de materiais de limpeza diante de tantas opções e marcas, a gente precisa conversar. Que existem produtos, com diferentes fragrâncias, cores e marcas, isso não é segredo; contudo, o que realmente é essencial para sempre ter em casa para ter mais eficiência na hora da faxina?

Foi pensando nisso que preparamos esse post no blog. A ideia aqui é você ter acesso a uma lista em produtos essenciais para você não ter dificuldade na hora de limpar a casa ou para deixar à disposição do profissional no momento em que for agendar a faxina com a Parafuzo.

Além disso, vale ressaltar que o foco não está em indicar marcas específicas. O importante é você fazer a escolha dos produtos com segurança, se atentando sempre aos rótulos para que o produto escolhido se adapte ao seu estilo de vida e mesmo as suas necessidades.

Vamos lá:

1. Álcool

Em tempos de pandemia, o álcool precisa estar presente nas nossas rotinas de limpeza.

É muito importante garantir a higienização frequentemente de mesas, cadeiras, maçanetas, interruptores, pias e outras superfícies que as pessoas tocam com as mãos.

Vale sempre lembrar que o álcool 46% serve para tirar o pó com a ajuda de panos úmidos. Já o 70% elimina vírus e bactérias. Para a limpeza de aparelhos eletrônicos, o ideal é utilizar álcool isopropílico 70%, pois ele não leva água em sua composição e evita a oxidação.

Evite também usar o álcool em superfícies emborrachadas, pois pode danificar e ressecar o material.

2. Água sanitária

Com múltiplas funcionalidades e poder bactericida, a água sanitária é um dos mais eficientes agentes de limpeza para ambientes como banheiros, cozinhas, quintais e ambientes com animais domésticos. O produto também alveja e remove sujeiras impregnadas em diversas superfícies, como na limpeza e no clareamento de pisos, azulejos e vaso sanitário.

Outra vantagem é que a água sanitária também age como alvejante, ou seja, possui uma função de branqueamento.

Por outro lado, sempre importante evitar as misturas ditas ‘milagrosas’. Nunca misture água sanitária com detergente, desinfetante ou vinagre – você pode causar explosões ou até mesmo produzir gases tóxicos extremamente prejudiciais para a sua saúde.

Que tal ler também?

9 erros que cometemos na hora da faxina

Principais cuidados com produtos de limpeza

4 dicas para economizar os produtos de limpeza no seu escritório

3. Detergente

Para remover resíduos ou manchas de óleo, o detergente é o produto mais adequado. Afinal, é um dos desengordurantes mais eficazes que existem. Aqueles usados para lavar louça são, em sua maioria, biodegradáveis. Ou seja, são facilmente decompostos por microrganismos que vivem na natureza, causando um menor impacto no meio ambiente após o uso.

Por outro lado, apostamos que você já deve ter visto várias imagens pela internet mostrando que os detergentes poderiam ser usados para muitas outras funções, indo além dos copos, pratos e panelas. A verdade é uma só: a composição desses detergentes é a mesma. O que acontece é que, dependendo da cor, alguns benefícios adicionais podem ser conquistados.

Por exemplo: os detergentes de capim-limão, limão e maçã possuem tecnologia de odor e ajudam a neutralizar cheiros como peixe, ovo, cebola e alho. Enquanto isso, as versões coco e clear care têm como foco o toque suave e a sensação de suavidade nas mãos.

4. Multiuso

Os limpadores multiuso são produtos práticos que auxiliam nas mais diversas tarefas domésticas, combate odores e deixa um agradável perfume pela casa.

São boas indicações porque são produtos com baixo teor alcalino que agem sobre óleos e gorduras. Ou seja, é ideal para serem utilizados na limpeza do fogão, interior da geladeira, na higienização dos azulejos e do piso da cozinha.

Já no caso dos banheiros, o multiuso é uma boa pedida para a limpeza das superfícies laminadas, de porcelana, vidro ou metal.

5. Limpa-vidros

Um bom limpa-vidros diminui e muito o tempo que você vai investir para a faxina. Ele é indicado para vidros de janelas, portas, móveis e para-brisa de automóveis.

Quando o limpa-vidros não resolver sozinho, a combinação de água + detergente neutro é indicada para garantir uma limpeza perfeita. Se não for possível lavar as janelas, o ideal é diluir algumas gotas do produto em água e faça a limpeza com o auxílio de flanela macia embebida nessa solução.

Que tal ler também?

Como limpar os vidros corretamente?

Checklist para uma boa faxina


A partir de agora, quando o assunto for produtos de limpeza que não podem faltar em casa, você já tem uma lista confiável e já sabe onde sempre encontra a dica. Agora, se estiver muito ocupado com a rotina do dia a dia e sem tempo para usar esses produtos para a limpeza da sua casa ou escritório, considere contratar um profissional usando o aplicativo da Parafuzo. Com toda confiança e praticidade, em poucos cliques você tem acesso a profissionais devidamente capacitados para fazer a limpeza de maneira correta e sem complicações com os produtos que você tiver em casa.

Gostou das dicas com os produtos que não podem faltar em sua casa? Então, compartilhe com os seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *