Cursando pós-graduação, diarista concilia conquistas acadêmicas ao trabalho na Parafuzo

Ela entrou na faculdade aos 45 anos, formou-se em Pedagogia aos 49 e há um ano começou uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Esses são apenas alguns dos sonhos realizados pela diarista Patrícia Sideratos, parceira da Parafuzo. “Se eu quisesse ficar em casa, eu nunca iria realizar meus sonhos. Sempre existe escolha”, afirma.

Patrícia conheceu a Parafuzo por indicação de uma amiga e gostou da possibilidade de ser uma diarista autônoma e prestar serviços de limpeza através de um aplicativo. Ela se cadastrou na plataforma e, rapidamente, se adaptou a esse modelo, que lhe permite escolher, pelo celular, quando e onde quer trabalhar e, assim, conciliar sua agenda com compromissos pessoais.

Apesar de ter uma rotina puxada, a diarista se alegra por ter flexibilidade no trabalho. “Eu tinha um sonho de fazer faculdade, mas nunca dava certo, porque eu não podia deixar meu filho em casa à noite sozinho, chegar só à meia-noite sem vê-lo acordado e no dia seguinte já sair para trabalhar. Com a Parafuzo, eu consegui fazer faculdade de manhã e trabalhar à tarde, no fim de semana, então temos uma liberdade que é maravilhosa”, destaca. 

Mãe do Igor, de 18 anos, a paulistana é um exemplo de que é possível alcançar qualquer objetivo quando há disposição e boa vontade. “Eu chego em casa, tomo aquele banho, faço a minha janta e já assisto a uma ou duas aulas. Leio o conteúdo, medito sobre o que eu li, assisto a um vídeo e depois faço a prova. Assim, estou conseguindo cursar minha pós-graduação”, revela. 

“Hoje, tem dias que eu fico estudando até meia-noite porque sei que vou entrar no trabalho apenas às 10h, e essa é uma das grandes vantagens da Parafuzo, poder escolher o próprio horário. O mundo atual pede essa flexibilidade”, complementa.

Dedicação

Sua casa é a minha casa. Esta é a frase que a diarista mais repete para os clientes, e é a maneira como encara o seu desafio diário. “Eu limpo a casa deles como se fosse a minha, sem enrolação. Meu foco é chegar, me trocar, limpar a casa do cliente e vir embora. Falo apenas o necessário, mas procuro tratar tudo com muito bom humor. Se vejo que o cliente está esticando a prosa, eu brinco: “Eu vim aqui para limpar ou para conversar?”. 

Detalhista, Patrícia usa pincel para alcançar as sujeiras escondidas e tem uma misturinha especial para deixar brilhando os banheiros dos clientes e as banheiras mais reluzentes. Algumas práticas ela aprendeu assistindo vídeos no YouTube, outras são segredos de família e ela não revela de jeito nenhum. Mas para Patrícia, o maior segredo é fazer tudo com amor. 

“Eu sempre procuro levar luz aonde vou e digo frases positivas como: ‘Hoje, eu vou fazer a sua casa brilhar’, ou ‘Nossa, a sua casa tem um astral maravilhoso’, e com isso eu percebo que os clientes ficam muito felizes”, relata.

Mãe, mulher, diarista, pedagoga, estudante. Patrícia Sideratos é uma mulher multifacetada que consegue se virar sozinha em pleno século XXI. Desde que se tornou diarista, pagou sua faculdade, comprou um terreno e trocou todos os móveis de sua casa. “Eu já conquistei tanta coisa, que às vezes me olho e nem acredito”, conta.

Ser mulher nos dias de hoje

Mesmo com tantas mudanças na sociedade, Patrícia afirma que a igualdade ainda é muito difícil. Tanto por ser mulher, quanto por ser diarista, ela ainda sente alguma discriminação. Mas em oposição àqueles que tratam as pessoas com frieza, há aqueles que se interessam, perguntam, se preocupam. 

Diante dessa realidade, para ela, é fundamental que a mulher seja firme em seus propósitos para conseguir realizar os seus sonhos. “O mundo mudou e a humanidade evoluiu muito, especialmente depois da pandemia, que teve um lado muito triste, mas teve deu um empurrão geral na sociedade. Contudo, é importante que a mulher tenha sonhos, e vá atrás de realizá-los.  Todo mundo precisa ter um sonho, isso é o que nos mantém vivas. Quem não tem sonhos, morre mais cedo”, opina. 

E mesmo com tantas conquistas, Patrícia é uma mulher que enfrenta muitos leões por dia porque sabe que ainda há muito por realizar. “Eu quero construir no meu terreno, comprar um apartamento, pagar a faculdade do meu filho e comprar um carro. Isso é o que me faz levantar às 4h da manhã quando é preciso ou dormir meia-noite se necessário”, diz.

E, de quebra, sua força ainda serve de exemplo e motivação para outras mulheres. “Sempre digo que nunca é tarde para estudar, todo mundo pode, não importa a idade, é o querer que faz a diferença. Precisamos incentivar outras mulheres a cuidarem de si e mostrar que não é a política, não é o Governo, não é o marido e não é filho o que nos impede de progredir na vida. Sempre temos escolha e precisamos nos posicionar para conquistar o nosso espaço. Eu sempre quis conquistar o meu espaço e quero voar ainda mais alto, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *