Como manter o home office organizado

Manter o home office organizado não é apenas uma questão de beleza, mas sim de saúde – física e mental – e, principalmente, de produtividade. As empresas já viram que funciona, em especial depois do isolamento social imposto como medida de contenção do coronavírus. E cada vez mais, os colaboradores têm demonstrado interesse por essa modalidade de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) mostra que o desejo de manter o trabalho remoto cresceu entre os brasileiros, mesmo depois da pandemia.  

De acordo com o levantamento, 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho de casa. Esse número sobe para 78% quando se considera a intenção de manter a rotina após a pandemia, ante 70% no ano passado. Já o número de trabalhadores que querem voltar aos escritórios diariamente caiu de 19% para 14%. 

A preocupação, contudo, é cuidar para que a jornada de trabalho não se torne muito maior do que a estipulada em contrato. Nesse sentido, manter o home office organizado pode sim fazer toda a diferença.

Deixe tudo pronto na noite anterior

Se você começar o seu dia de trabalho organizando o seu ambiente, vai perder um tempão. A gente sabe que – na vida – sempre tem algo para arrumar ou melhorar. E, no fundo, muitas dessas organizações matinais são uma forma velada de enrolar para iniciar o trabalho, isto é, de procrastinar. 

Então, no fim do expediente, procure deixar tudo pronto para que no dia seguinte você possa apenas ligar o computador e começar. Se não for possível no fim do expediente, volte ao home office um pouquinho no fim do dia, afinal, você está em casa, e colocar ordem nas coisas não é tão demorado (e nem tão chato) assim. 

Mesmo que esteja exausto(a), faça uma experiência, vale muito a pena! Depois de uma semana se esforçando, você conseguirá notar o quanto é bom. Isso porque, manter o home office organizado vai fazer com que o seu trabalho durante o dia renda mais e você não vai precisar estender o expediente. 

A cereja do bolo para manter o home office organizado

Vamos partir do princípio de que depois de dois anos de pandemia, você já tenha um home office minimamente estruturado. Montado em um ambiente confortável, com iluminação adequada, cadeira correta (isso é fundamental), enfim, com o necessário para não causar dores no corpo ao fim de uma jornada. Se não, não há produtividade que resista.

Mas a cereja do bolo, que vai dar aquele toque final para que seu home office fique tinindo, é a limpeza. Uma pesquisa feita em uma escola mostrou que quando a parede do banheiro era pichada, se não fosse limpa imediatamente, a tendência era que a pichação aumentasse rapidamente. Já, se a parede fosse limpa logo depois do ocorrido, uma segunda pichação demorava muito mais para acontecer. Ou seja, ambiente limpo gera comportamentos melhores. 

E não é preciso ter muito tempo ou muito dinheiro para manter o seu home office limpo. A Parafauzo pode cuidar disso para você. Ao acessar o nosso site, você pode escolher uma limpeza padrão ou uma limpeza express, por exemplo. Acesse nosso site e confira esse e outros benefícios de contratar uma diarista pela Parafuzo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *