Ultimamente você prefere pentear macaco com carrapato do que sair para almoçar fora com os seus filhos? Quando vocês vão a um restaurante, a vontade que você tem é de se esconder debaixo da mesa? Se seus pequenos mais parecem monstrinhos na hora das refeições, fazendo com que você finja que os pimpolhos não são seus, só para não passar vergonha, é sinal que está na hora de mudar um pouco essa história, para o bem geral da nação. Assuma: eles são seus, sim, e é sua a responsabilidade de ensiná-los a fazer as refeições como as pessoas civilizadas que eles pretendem ser um dia. Mas como? Pois confira já nossa receita completa:
Entenda que o primeiro ingrediente é a educação
Educação realmente vem de berço. E isso não é só um ditado popular capenga! É em casa que as crianças começam a ser educadas. Assim, se elas não fazem suas refeições civilizadamente, infelizmente a culpa é mesmo parcialmente sua. Sabe quando seu bebezinho jogava a papinha no chão e você achava lindo? Lembra-se quando, bem pequeno, ele lançava colheradas de cereal na parede e você gargalhava? E quando ele virou a sopa toda sobre o tapete e você não corrigiu? Pois são essas pequenas atitudes mal-educadas que transformaram seu filho em um grande fanfarrão na hora de se alimentar, viu? Mas a boa notícia é que nunca é tarde demais para acrescentar uma boa dose de educação na vida do garotão! Então trate de começar!
Coloque uma pitada de etiqueta no caldeirão
As regras de etiqueta valem para todas as idades, o que significa que está mais do que na hora de parar de justificar que seu filho é novo demais para se comportar à mesa. Quanto mais cedo ele aprender a fazer as refeições adequadamente, menos problemas a família terá no futuro. Lindo não é uma criança fazer lambança enquanto come. Bonito mesmo é ver o prodígio se comportar como um pequeno lorde. Aí é de dar inveja até na família real!
Misture doses cavalares de disciplina
Outro ponto super importante para ensinar seus filhos a fazerem refeições civilizadamente é adicionar constantes doses de disciplina à rotina do pequeno. É importante que os horários de comer sejam predefinidos, assim como o lugar para se fazer as refeições. Essa história de comer no sofá, assistindo TV, é um prato cheio para a bagunça e a indisciplina! Lembre-se de que seu filho precisa se alimentar, mas seu estofado não quer sentir, nem de longe, o cheiro da comida. Desde muito cedo, as crianças precisam entender a importância de se sentarem à mesa na hora das refeições. Então banque o general e mande, sem aceitar não como resposta!
Cozinhe tudo em banho-maria
Ensinar um filho a comer educadamente não é rápido como fritar um ovo, é uma missão lenta e desafiadora, que apresenta avanços pequenos, mas, se Deus quiser, graduais. Querendo ou não, trata-se de uma criança, assim, sua faixa etária deve ser respeitada. Os bem pequenininhos já podem aprender noções sobre como se portar à mesa, mas não espere que um bebê de dois anos tenha muita destreza com os talheres. Já o marmanjão de doze anos está mais do que precisando trocar a colher pelo garfo, não concorda? Se bobear, já pode até aprender a arrumar a mesa segundo as regras de etiqueta. Olha seu sapo virando príncipe aí!
Ponha-se, antes de tudo, como exemplo
Como você espera que seu filho seja civilizado à mesa, se toda vez que vai corrigi-lo, você fala com a boca cheia? Ou será que você faz aquele barulhinho irritante para sugar a sopa, levanta o dedinho segurando a xícara e deixa o lugar onde você come parecendo um cenário de The Walking Dead de tão zoneado? Pois faça o favor de ser o primeiro a dar o exemplo de como comer sem fazer feio, ok?
Ensine enquanto engole
Tá na mesa, pessoal! É hora de matar a fome. Aproveite esse momento para falar bem baixinho com seu filho, explicando que não se levanta o tom de voz à mesa, que não se deve brincar com o alimento no prato e muito menos desperdiçar comida, afinal, enquanto a mesa da família está farta, há muitas outras crianças pelo mundo afora que não possuem esse mesmo privilégio. Lição de etiqueta e de cidadania entremeada por um bife à milanesa: que delícia!
Lave seus pratos sujos em casa
Outra medida super educativa é compartilhar com as crianças a responsabilidade de colocar tudo em sua devida ordem depois das refeições. Ensine-as a retirar tudo da mesa, lavar os pratos e copos, secar os talheres… Assim eles entenderão, na prática, que quanto menos bagunçarem, mais fácil será para arrumar depois. Só não ceda ao chororô! Lembre-se de que, muitas vezes, a chateação antecede o aprendizado.
Mas atenção: não é porque a hora da refeição é cheia de regrinhas que ela não pode ser divertida! Coloque no prato alimentos variados e coloridos, crie apresentações lúdicas, use louças engraçadas e faça desse um momento mega especial para a família toda. Assim seu pequeno nunca mais vai fazê-lo passar vergonha nos restaurantes, muito menos no almoço na casa daquela tia cri-cri.
Agora comente aqui e compartilhe suas táticas de guerrilha conosco! Como você faz para seus filhos comerem como gente grande? Divida seus segredos e participe da conversa! 🙂
Muito mais com a Parafuzo
A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.
Profissionais de confiança
A gente sabe que é difícil colocar um estranho em casa. Por isso, todos os profissionais passam por um criterioso processo de credenciamento. Antes do serviço, você recebe a confirmação e os dados da profissional.
Pague só depois do serviço realizado!
Pagamento facilitado Visa ou Mastercard. O valor de cada serviço é individual, assim, o seu limite fica livre. E tenha a certeza de que o valor só entra na sua fatura se o serviço acontecer.
Atendimento 7 dias da semana
Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.