Limpeza sustentável: aposte na limpeza ecológica e natural

Cada vez mais a preocupação das pessoas com o meio ambiente aumenta, e adaptamos as nossas escolhas para práticas que sejam mais sustentáveis. Isso também pode ser aplicado na limpeza de nossas casas, onde podemos utilizar ingredientes naturais em vez de químicos para obter o mesmo efeito.

Pensando nisso, nós convidamos nossos amigos do Habitissimo para dar algumas dicas e mostrar que produtos do cotidiano você pode utilizar no seu lar: da limpeza de panelas até a remoção de manchas de gordura de um jeito mais natural, conheça alguns truques em limpeza ecológica e inspire-se!

Arroz: elimina a sujeira de frascos pequenos

(Foto: xb100/Freepik)

Apostamos que conhece o arroz pelas suas propriedades nutricionais, mas não pela sua capacidade de limpeza! Mas ele pode ser um grande aliado na hora de limpar aqueles frascos com bocas estreitas. Você precisa preencher o frasco com água quente, despejar um pouco de arroz e deixar que tudo atue durante 10 minutos, para que a sujeira amoleça. Ao final desse tempo, agite o frasco e tire a água e o arroz. Se não funcionar de primeira, repita o processo até que a sujeira saia por completo.

Maizena: tira manchas do tapete

(Foto: Freepik)

A maizena é um alimento que tem muitas propriedades de limpeza, como deixar sapatos e roupa mais brancos, incluindo sapatilhas. Nesse caso, você deve lavá-las com água e sabão e depois esfregar com  a maizena. Após 24 horas, verá o resultado. No que diz respeito aos tapetes, se os manchar com gordura ou azeite, não se preocupe, apenas tem de despejar um pouco de maizena na mancha e deixar atuar durante 25 minutos. Passe o aspirador ao fim desse tempo e diga adeus à mancha!

Sal: limpa o forno

(Foto: Freepik)

Quando já não consegue limpar o forno com sabão e um pano húmido, não parta logo para os produtos abrasivos para se livrar da gordura. Experimente primeiro este truque: despeje sal sobre a gordura e deixe-o atuar durante 15 minutos. Se a mancha estiver muito incrustada, despeje um pouco de água morna no sal. Elimine a sujeira com um pano ou espátula, e pronto, deverá ter o problema resolvido!

Limão: um aliado multiusos

front view halved limes on a cutting board with lemons on a wooden background

O limão é uma das estrelas dos produtos de limpeza ecológico, servindo para vários propósitos. Por exemplo, pode limpar madeira usando limão, água e chá preto. Esta mistura elimina com facilidade a sujeira e não risca a madeira. Também pode servir para limpar os banheiros: misture 40 gotas de um óleo essencial à sua escolha, limão e pinho, por exemplo. Misture estes ingredientes num borrifador, junto com duas colheres de sopa de vodca e um copo com água. Em seguida, é só limpar e comprovar os resultados.

Bicarbonato de sódio: dá brilho e clareia a roupa

(Foto: Freepik)

O bicarbonato é muito útil para nos ajudar na limpeza da casa sem recorrer a produtos químicos. É fácil de usar, podendo dar brilho a banheiras e azulejos. Basta despejar uma pequena quantidade de bicarbonato numa esponja úmida e esfregue as superfícies que deseja limpar. Enxague e passe um pano no final. Você pode também utilizar bicarbonato para clarear a roupa, juntando uma medida de bicarbonato quando adicionar o sabão para lavar a roupa na máquina.

Vodka: desinfeta e eliminar maus cheiros

(Foto: Freepik)

A vodka é ideal para desinfetar banheiros e cozinhas, sendo apenas necessário misturá-la com água num borrifador e espalhar na superfície que pretende, limpando depois com um pano ou esponja. Para eliminar os maus cheiros que as vezes viajam pelo encanamento, você pode utilizar a mesma mistura como um ambientador. Depois de uma horas, o mau cheiro terá desaparecido.

Vinagre: dá brilho e remove resíduos

Bottle of oil on the grey background. High quality photo

O vinagre é um antibacteriano natural e pode ser usado tanto para limpar ambientes como para dar brilho a talheres e torneiras. Prepare uma mistura de ½ xícara de vinagre de álcool em uma vasilha com água e deixar os talheres na mistura durante toda a noite, enxague-os no dia seguinte. Para as torneiras, basta aplicar o vinagre com um pano e pronto. Pode usar também o vinagre para remover etiquetas e adesivos de qualquer superfície, gomas de mascar coladas em tecidos e até mesmo ferrugem! Utilize-o morno sobre as superfícies e os resíduos serão eliminados depois de alguns minutos, sem grandes esforços.

Cebola: limpa as grelhas da churrasqueira

(Foto: stockking/Freepik)

Imagine o seguinte: você convidou alguns amigos para um churrasco no fim de semana e durante a semana você se dá conta  que esqueceu de limpar as grelhas da churrasqueira. Mas não se preocupe, a limpeza pode ser rápida e simples. Para começar, volte a acender o fogo e deixe que todos os resíduos amoleçam e fiquem queimados. Em seguida, pegue uma cebola grande, corte-a ao meio e esfregue-a por toda a grelha, eliminando assim os resíduos e deixando a grelha a brilhando como nova!

Ketchup: limpa e retira manchas de cobre

(Foto: KamranAydinov/Freepik)

Apesar de ser um condimento saboroso, o ketchup não serve apenas para completar os seus pratos e lanches. Você pode também usá-lo para limpar peças de cobre, aplicando-o com um pano por todo o objeto que deseja limpar e deixando-o atuar durante 30 minutos. Ao fim desse tempo, enxágue os objetos com água. Os ácidos presentes no ketchup são capazes de eliminar manchas difíceis e deixar os objetos de cobre como novos.

Cascas de banana: limpa sapatos e pratas

(Foto: topntp26/Freepik)

Por essa você não esperava de certeza! Antes de jogar fora a casca de uma banana, verifique se você não tem que limpar algum sapatos ou objetos de prata, porque se esfregar a casca neles, terá como resultado um brilho incrível nas superfícies. Após este procedimento, passe um pano ligeiramente húmido para retirar quaisquer resíduos de banana que restarem.

Chá: limpa vidro e madeira

(Foto: azerbaijan_stockers/Freepik)

O chá, além de agradável para beber, é também perfeito para limpar superfícies de vidro e madeira. Pode ser utilizado de uma forma muito simples: ferva uma bolsa de chá (não importa qual) durante 10 minutos, e aplique com um borrifador diretamente na superfície que quer limpar. Passe, logo de seguida, um pano limpo para remover resíduos que possam ter ficado, e seque bem a superfície, principalmente se for de madeira.

Esperamos que estes truques a tenham inspirado a compreender o verdadeiro poder da natureza e a utilizá-lo para seu proveito e conforto!


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais de confiança

A gente sabe que é difícil colocar um estranho em casa. Por isso, todos os profissionais passam por um criterioso processo de credenciamento. Antes do serviço, você recebe a confirmação e os dados da profissional.

Pague só depois do serviço realizado!

Pagamento facilitado Visa ou Mastercard. O valor de cada serviço é individual, assim, o seu limite fica livre. E tenha a certeza de que o valor só entra na sua fatura se o serviço acontecer.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *