
Diminuir a quantidade de pelos em casa pode ser muito mais simples do que você imagina com alguns truques e hábitos. No segundo vídeo da série do Dicas de Faxina, a profissional Damiana Alves, ensina duas dicas rápidas e fáceis de como fazer a limpeza (e bem feita!) de uma casa com animal de estimação. Confira!
Conseguiu anotar as dicas? Não? Sem problemas, a gente preparou um resuminho de tudo o que ela compartilhou no vídeo:
1. Aspirador de pó
Quem tem pet sabe como é lidar com aqueles pelos soltos no chão. A dica é usar um aspirador de pó com um filtro de café junto ao filtro do aparelho. Dessa forma, ficará muito mais fácil para você separar os pelos dos animais com o restante da sujeira da casa.
2. Cuidado com os produtos
Evite sempre usar produtos com cheiro muito forte e que podem causar alergias ao seu animalzinho. Nada de usar água sanitária, sabão em pó ou álcool.
Prefira sempre produtos bactericidas específicos para o pet. Fique de olho na embalagem: muitas embalagens descrevem se o produto é pet friendly.
A dica caseira é usar uma solução de água com bicarbonato. Mas atenção aos produtos adequados para não prejudicar o seu piso.
Deixamos mais algumas dicas pata você fazer a faxina dentro de casa com pets:
- A maior arma contra pó e pelos é o aspirador de pó. Além de carpetes e tapetes, é ótimo para limpar estofados, almofadas, cortinas e os cantinhos de tetos e rodapés. Não se esqueça das áreas escuras e quentes, pois são as preferidas das pulgas.
- Complete a higienização com um desinfetante específico, que pode ser comprado em pet shops ou/e supermercados. Além de eliminar o mau cheiro de urina e fezes, esses produtos não provocam alergias ou intoxicações nos animais.
- Se o xixi já está feito, principalmente no tapete ou carpete, experimente tirar o excesso com um pano, borrifar um pouco de vinagre branco e, em seguida, polvilhar amido de milho. Deixe por quatro horas e passe o aspirador.
- Uma ideia para facilitar a limpeza de sofás e poltronas é cobri-los com uma manta de algodão ou outro tecido grosso. Semanalmente, passe o aspirador para retirar os pelos.
- Se você notou a presença de pulgas no bichinho ou na casa, aplique inseticida no saco do aspirador de pó. Isso vai evitar que ovos aspirados deem continuidade ao ciclo.
Área externa
- Para evitar contaminações e desodorizar o ambiente sem agredir os animais, quintal e/ou canil podem ser lavados com uma solução de 1/3 de vinagre misturado a 2/3 de água morna.
- Se o pet costuma ser passageiro do seu carro, não se esqueça de passar o aspirador de pó. A dica vale também para a caixa de transporte.
Não use!
- Alvejantes e água sanitária: são constituídos por uma substância chamada de hipoclorito de sódio. Em concentrações mais altas, podem provocar lesões de pele/mucosas e problemas respiratórios.
- Desinfetantes: no uso indevido, por contato ou ingestão, podem provocar irritação de pele e mucosas e até corrosão das mesmas. Alguns deles contêm formol e liberam gases que podem acarretar alterações respiratórias.
Leia também:
- Como Tirar Mancha do Sofá: Guia Completo para um Sofá Impecável
- Como Usar Aromatizador de Ambiente para Transformar Sua Casa em um Cantinho Acolhedor
- Cozinha Impecável: Guia Completo de Como Limpar Azulejos e Rejuntes
- Empregada Doméstica ou Diarista: Desvendando as Diferenças para uma Escolha Consciente
- Mesa de Escritório Organizada: A Chave para a Produtividade e um Ambiente de Trabalho Inspirador