Como dividir tarefas entre a família e manter a casa limpa e organizada

Foto: Prostooleh/Freepik

É fato que a rotina de limpeza de uma casa é extremamente cansativa e esse trabalho é dobrado quando depende de apenas uma pessoa. Por isso, o ideal (e mais justo também) é dividir as tarefas entre todos os que compartilham a residência. Pensando nisso, o Dicas de Faxina traz conselhos de como fazer essa divisão de tarefas incluindo todos para que ninguém seja sobrecarregado.

Primeiramente, é interessante fazer uma lista de tarefas diárias, semanais e mensais, que varia de acordo com a casa, a rotina e o número de pessoas. De modo geral, essa lista pode ser organizada conforme o esquema a seguir:

Tarefas diárias e mais rápidas, como arrumação das camas, recolher e lavar a louça, colocar roupas no cesto, guardar objetos que estejam fora do lugar, preparação das refeições, pôr o lixo pra fora, molhar plantas, cuidar dos pets, etc.

Tarefas semanais que são rápidas, porém trabalhosas, como lavar, estender e dobrar as roupas, aspirar a casa, trocar a roupa de cama e banho, fazer supermercado, limpar os banheiros, tirar pó, etc.

Tarefas mensais, de limpeza mais pesada, como lavar janelas, passar pano, limpar eletrodomésticos, lavar tapetes, etc.

Tendo uma lista específica em mãos, deve-se distribuir as tarefas entre os membros da família, sendo preferível que todos fiquem responsáveis por um número igual de obrigações.

Adquirir o hábito da limpeza e incorporá-lo na rotina não é tão fácil quanto parece. Mas quando cada pessoa da família percebe o quão importante sua função é para o conjunto, inicia-se então uma cultura de valorização do serviço individual para o bem comum. Além disso, esse novo hábito acaba unindo ainda mais os familiares e faz com que todos possam ter um tempo razoável de lazer, sem que seja necessário que uma única pessoa assuma a responsabilidade pela limpeza de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *