Como fazer faxina em apartamento de modo rápido e eficaz

(Imagem: Freepik/mego-studio)

Na hora de fazer a faxina em apartamento, cada pessoa tem seu próprio método de limpar, mas existem maneiras de deixar a limpeza mais fácil.

Na hora de fazer faxina em apartamento, cada pessoa tem seu próprio método de limpar, mas existem algumas maneiras de organizar os objetivos, de modo a deixar a limpeza mais fácil e rápida.

Pode parecer engraçado, mas até nessa hora, o planejamento faz toda diferença e ajuda a  otimizar o tempo durante a limpeza. Com um passo a passo detalhado para seguir, seu cérebro consegue sentir tudo mais organizado e te envia comandos para REALIZAR.

Comece lavando a roupa

Coloque as roupas para lavar antes de iniciar a faxina. Assim, quando você terminar tudo, ela já estará pronta para ser estendida. Se houver alguma peça que precise ficar de molho, comece por essa etapa… talvez, antes de passar um café. 😉

Limpe os quartos

Como são cômodos que possuem menos fluxo de pessoas, você pode iniciar por eles e, em seguida, partir para aqueles que precisam de maior atenção, como a cozinha e o banheiro, por exemplo.

Comece guardando roupas, sapatos e outras coisas que estejam fora do seu lugar. Guarde as cobertas e troque a roupa de cama, limpe as janelas, tire poeira dos móveis e passe o aspirador de pó na cama. Varra o chão e passe um pano úmido com desinfetante para limpar as sujeiras e ainda deixar um cheirinho de limpeza no ambiente.

Chegando na sala

A sala é o local por onde você e as visitas chegam em sua casa, então, é importante que ela esteja sempre organizada. Procure guardar tudo o que estiver fora do lugar, com certa frequência, assim, quando chegar a hora da faxina – seja ela feita por você ou por um terceiro, tudo ficará mais ágil.

A limpeza pode ser iniciada pelas janelas e, depois, pelos móveis empoeirados. Na sequência, limpe o sofá, varra o chão e passe um pano úmido com desinfetante. Lembre-se de limpar atrás dos móveis também!

Para ser mais ágil, você também pode utilizar o aspirador de pó nas cortinas e tapetes. Ou, se preferir, uma escovinha umedecida ajuda também.

A cozinha

Esse é o lugar preferido da casa! Comece lavando a louça suja da forma correta, primeiro os copos, já que, em geral, eles não têm gordura. Depois os talheres, os pratos, as vasilhas e por último as panelas.

Quando terminar a louça, você pode limpar os armários com desengordurante e pano multiuso, assim como o fogão e a geladeira. Uma dica para evitar o mau cheiro dentro da geladeira é deixar um recipiente aberto com pó de café, mas é preciso trocar mensalmente.

Amarre os sacos de lixo e retire a sujeira pesada do chão com uma vassoura. Em seguida, passe um pano úmido no piso com desinfetante para finalizar a limpeza do ambiente. Ou, se for possível e você tiver um tempinho a mais, taca-lhe água e sabão! Depois é só secar. Ah, já dá para sentir daqui a sensação gostosa que fica!

E não se esqueça também de trocar seus panos de prato com frequência.

Por último, os banheiros

Como o banheiro é um cômodo que pode ser utilizado com frequência na residência, recomenda-se que em uma faxina ele seja o último a ser limpo. Dessa forma, você pode dar tempo para que os outros moradores utilizem o banheiro antes que ele passe pela limpeza. E pode colocar os panos para lavar, assim que terminar essa limpeza.

Comece retirando o lixo do banheiro e limpando a lixeira. Limpe o chão com desinfetante e no box utilize um produto específico, para evitar danos.

Limpe a pia, os espelhos e as peças de suporte do banheiro. No vaso, utilize a escova específica para limpeza interna e certifique-se de utilizar os produtos corretos para cada tipo de superfície. Uma dica para deixar o vaso sanitário cheiroso por mais tempo é colocar o gel ou pedra sanitária. Dessa forma, você prolonga o cheirinho de limpeza do seu banheiro.

Para manter a faxina do apartamento em dia

A principal dica para economizar seu tempo na faxina é manter a casa organizada durante toda a semana, criando o hábito de guardar cada coisa no seu lugar. Com isso, você pode até pensar em chamar alguém para fazer a faxina do apartamento, já que terá cumprido sua parte de guardar tudo.

Para te ajudar, a Parafuzo oferece o serviço de Limpeza Padrão, destinado, justamente, para quem precisa deixar a casa sempre em ordem, sem complicação. E os assinantes, que já deixam os serviços agendados, ainda têm direito a assistência residencial, caso estoure um cano ou qualquer outro imprevisto ocorra por aí.

Acesse nosso site ou baixe nosso app e agende o seu serviço sem sair de casa.

Está atarefado? Não tem problema! Saiba como fazer uma contratação de empresa de limpeza terceirizada de forma segura! Veja essa matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *