
O fim de ano sempre chega com muitas expectativas: presentes para comprar, casa para organizar, eventos de família, ceias para preparar, sem contar aquele sentimento de querer deixar tudo perfeito para as festas e correr para cumprir com as metas não realizadas.
Mas será que é realmente necessário tentar fazer tudo de uma vez? Não vale a pena! Um estudo da International Stress Management Association (Isma) mostra que 80% das pessoas economicamente ativas apresentam níveis elevados de estresse, ansiedade e depressão nesta época do ano. Embora não seja oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), já existe um conceito que descreve as alterações de saúde características deste período: a síndrome do fim de ano.
A chave para um dezembro mais leve pode estar em fazer o que é possível sem se sobrecarregar e encontrar um equilíbrio entre as obrigações e o descanso. É preciso lembrar: a vida continua depois de dezembro.
Se nem tudo sair como o planejado ou as metas não forem alcançadas, acima de tudo, sempre haverá outra oportunidade. Janeiro traz a chance de recomeçar com novos projetos e ideias.
Confira na prática o que fazer para deixar o mês mais leve!
1. Planeje com antecedência
Evite a pressão de última hora, dividindo as tarefas ao longo do mês. Organize suas compras, a preparação das ceias e os compromissos de forma gradual. Ao dividir as responsabilidades, você reduz a sobrecarga e cria tempo para o descanso.
2. Estabeleça prioridades
O final de ano é um momento de celebrar, não de se sobrecarregar. Pergunte a si mesmo: o que é essencial para que você aproveite as festividades? Focar no que realmente importa evita que você se perca em tarefas desnecessárias.
3. Faça uma coisa de cada vez
Em vez de tentar dar conta de tudo ao mesmo tempo, concentre-se em uma tarefa por vez. Isso ajuda a manter o foco, reduz a ansiedade e aumenta sua sensação de realização. Organize um cômodo por vez, faça compras aos poucos, sem pressão.
4. Diga “não” quando necessário
Não há problema algum em recusar compromissos ou tarefas que podem gerar mais estresse do que prazer. Dizer “não” com consciência pode te dar mais controle sobre o seu tempo e ajudar a preservar sua saúde mental.
5. Busque momentos de pausa
Mesmo em meio à agitação, reserve um tempo para si mesma. Seja para descansar, tomar um café tranquilo ou dar uma caminhada. Essas pausas são essenciais para recarregar as energias e manter o equilíbrio durante as festividades.
6. Pratique a gratidão
Em vez de focar nas metas não cumpridas ou no que ficou por fazer, concentre-se no que você conquistou e no que já está pronto. A gratidão é uma excelente maneira de diminuir a pressão e cultivar um estado mental mais positivo.
7. Aproveite o presente, não se preocupe com o futuro
O final do ano pode ser uma época de reflexões, mas se permita viver o momento presente. O futuro está por vir, e o importante é dar o seu melhor no aqui e agora, mas sem sobrecarregar a mente com cobranças para 2025.
8. Lembre-se: o descanso também é essencial
Permita-se momentos de descanso. Se tudo não for feito a tempo, não se culpe. Em suma, o descanso e o autocuidado são fundamentais para recarregar as energias e seguir para o novo ano com mais disposição e saúde.
9. A Parafuzo ajuda você a ter uma casa pronta para o novo ano
Depois de todo o planejamento e arrumação, a Parafuzo está aqui para dar o toque final e deixar seu fim de ano ainda mais tranquilo! Não precisa se preocupar com a faxina pesada. Nossa equipe está pronta para deixar sua casa impecável para as festas de fim de ano, enquanto você aproveita o tempo extra para curtir o que realmente importa.
Agende hoje mesmo a sua faxina! Dessa forma, você poderá desfrutar de um mês de dezembro mais leve e equilibrado, aproveitando as festas sem sobrecarregar sua mente e seu corpo.
Acesse e assine os serviços da Parafuzo e tenha um mês de paz e leveza.
