5 dicas incríveis para clarear as suas roupas brancas

Tem dias que a gente olha aquela blusa branca e dá uma dó dela, coitadinha! Um dia era branca e hoje jaz encardida. Mas tem jeito! Para recuperar o branco mais branco existem várias dicas e nós vamos compartilhar 5 ideias com você.

1. Pré-lavagem: o segredo para demorar a encardir

Para sua roupa branca demorar a encardir, faça sempre uma pré-lavagem, deixando de molho mesmo que não tenha manchas. Essa prática ajuda a demorar a aparecer encardidos, pois inevitavelmente roupas brancas perdem o brilho e o frescor, mesmo sendo bem cuidadas.

Acrescente para cada 5 litros de água (de preferência quente), 1 copo de álcool + 2 colheres de sopa de bicarbonato + 2 colheres sopa de sabão em pó ou sabão de coco. Depois do molho, leve esta mistura para a máquina de lavar.

2. Usando alvejante

Se você preferir, pode acrescentar na lavagem alvejante sem cloro industrializado dissolvido em água quente, conforme orientações do fabricante.

Se você quer desencardir sem alvejante, em uma panela com água fervente suficiente para cobrir a peça, acrescente sabão em pó até a água ficar bem azul (cerca de 70gr) + 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho nesta água por 6 horas. Coloque na lavadora de roupas e lave no ciclo longo

Importante: use água quente somente em tecido com mais de 60% de algodão, linho e fibras naturais. O bicarbonato não vai desbotar as suas roupas nem manchar, use sem medo.

Que tal ler também?

Como remover manchas de pizza das roupas

4 dicas para retirar o glitter das roupas após o Carnaval

Como retirar manchas de azeite sem estragar a roupa

3. Misturinha com bicarbonato

Coloque a roupa encardida de molho em 5 litros de água quente + 5 colheres de sopa de sal de cozinha + 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Deixe de molho nesta água por 6 horas. Retire do molho e coloque na máquina para lavar normalmente com sabão e amaciante.

Esta receita é ótima para retirar aqueles amarelados das roupas que aparecem quando ficam guardadas por muito tempo. Você pode fazer em roupas com partes coloridas, desde que as mesmas não soltem tinta. Já para roupas coloridas, deixe de molho por menos tempo, somente 2 horas.

Sabe aquelas machas debaixo do braço? Para tirá-las você pode colocar uma colherada de bicarbonato de sódio na área manchada e esfregar com metade de um limão. Deixar por cerca de 15 minutos e depois enxaguar com água morna. Se a sua opção é a máquina de lavar, adicione uma xícara de bicarbonato de sódio ao sabão da sua preferência.

4. Usando vinagre branco

Um grande agente branqueador de roupas é o vinagre branco, principalmente aquelas roupas que estão amareladas. Coloque em um balde, 1 litro de água e 1 xícara de vinagre branco. Deixe de molho durante um tempo, e depois enxague. Para conservar mais tempo a roupa com aspecto branco estenda sempre no sol.

5. Evite estender ao sol

O momento da secagem é tão importante quanto o da lavagem. Por isso, na hora de estender as roupas, vire todas do avesso, assim caso alguma poeira ou sujeira entre em contato com o tecido não ficará visível. Lembre-se também de estender todas as peças na sombra, pois o sol pode manchar as fibras dos tecidos, assim como deixá-las frágeis.

Dicas bônus

Aproveite e veja esse infográfico com os 7 erros mais comuns na hora de retirar manchas retirado do site da Flávia Ferrari:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *