Principais cuidados com produtos de limpeza

Hoje a pauta do nosso blog é muito importante, pois foi sugerida pela nossa parceira Marisa após ter sido informada de um acidente com produtos de limpeza que acabou levando um conhecido seu a óbito. Assim que soube do acontecido, Marisa entrou em contato conosco e pediu para que fizéssemos um post alertando todos os nossos parceiros e seus clientes sobre a importância do uso correto de produtos de limpeza para evitar possíveis acidentes.

E para endossar ainda mais nossa pauta, convidamos o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, para falar os principais cuidados que devemos ter ao manejar e armazenar os produtos de limpeza. Confira!

Misturar produtos de limpeza é uma prática perigosa? Se sim, por quê?

Água sanitária e álcool em gel

A combinação entre os dois produtos químicos produz clorofórmio e ácido muriático. Estes compostos podem prejudicar o sistema nervoso, pulmões, rins, fígado, olhos e pele. Além disso, altos níveis de clorofórmio podem causar enjoos, perda de consciência e até mesmo a morte.

Água sanitária e amoníaco

Esta mistura é muito perigosa porque produz vapores que podem causar sérios problemas ao sistema respiratório. O pior é que as altas concentrações de amoníaco produzem uma substância altamente tóxica e potencialmente explosiva.

Água sanitária e vinagre

Ao acrescentar uma substância ácida à água sanitária, vapores tóxicos são produzidos. Eles podem causar sérias queimaduras nos olhos e graves problemas nos pulmões.
Água sanitária e outros produtos de limpeza — produtos como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados com a água sanitária, já que a mistura provoca a produção de gases tóxicos. A menor exposição a eles pode causar problemas respiratórios e na vista, entre outros.

Bicarbonato de sódio e vinagre

O vinagre é ácido, o bicarbonato, alcalino. E você deve lembrar das aulas de química: juntos, um ácido e uma base se ’anulam’, tornando a mistura sem utilidade. Não obstante, o mais perigoso é que esta mistura pode causar uma explosão — mas somente no caso de ser feita em um recipiente fechado.

Vinagre e água oxigenada

Ao misturar estes dois produtos, você irá obter o ácido paracético que, em altas concentrações, pode irritar e até mesmo machucar a pele, olhos, garganta, nariz e pulmões.

Produtos de limpeza de diferentes marcas

Não se sabe se a mistura de produtos de diferentes marcas traz melhores resultados. Cada fórmula é feita para ser usada de maneira independente e a mistura pode gerar resultados perigosos.

Além de ler o rótulo, existe outro cuidado que devemos ter ao manipular produtos de limpeza?

  • Nunca misturar produtos — a não ser que indicado no rótulo;
  • Manter fora do alcance de crianças e animais;
  • Treinar funcionários para o uso;
  • Não esquecer dos EPIs (luvas, máscaras — se for o caso, roupas e aventais próprios);
  • Calçados impermeáveis;
  • Aplicar em locais ventilados;
  • Testar antes para verificar;
  • Se o produto não vai danificar o material;
  • Verificar data de validade e Registros em Órgãos Fiscalizadores;
  • Comprar em locais idôneos (evitar caminhões e locais que comercializam produtos clandestinos).

A nossa parceira Marisa relatou que um conhecido seu veio a óbito asfixiado após exposição ao cloro. Você poderia nos dar mais detalhes sobre quais são os principais perigos à saúde associados ao envenenamento por cloro?

Os primeiros sinais de envenenamento por cloro são:

  • Desconforto e irritação da mucosa do trato respiratório;
  • Aumento da salivação e espasmo das cordas vocais;
  • Tosse e dificuldade para respirar;
  • Sensação de fricção e ardor nos olhos, lacrimejamento;
  • Náusea e amargura na boca;
  • Dores de cabeça e possíveis câimbras.

Quando exposto à pele ou membranas mucosas, há prurido considerável e hiperemia (vermelhidão), hemorragia subcutânea é provável sem danificar a integridade da pele.
A gravidade do processo patológico e os sintomas do envenenamento por cloro dependem diretamente da dose do veneno (cloro) e da duração de sua ação.

Produtos de limpeza são tão comuns em nosso dia a dia, mas podem trazer sérios prejuízos à saúde quando usados de forma errada. Compartilhe a publicação com seus amigos e ajude a evitar possíveis acidentes.

E agradecemos ao Roberto Figueiredo pela participação em nossa pauta e à Marisa por sugerir esse tema tão importante.

Tem alguma sugestão de pauta? Comente aqui e quem sabe sua sugestão será nosso próximo post. 🙂


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais de confiança

A gente sabe que é difícil colocar um estranho em casa. Por isso, todos os profissionais passam por um criterioso processo de credenciamento. Antes do serviço, você recebe a confirmação e os dados da profissional.

Pague só depois do serviço realizado!

Pagamento facilitado Visa ou Mastercard. O valor de cada serviço é individual, assim, o seu limite fica livre. E tenha a certeza de que o valor só entra na sua fatura se o serviço acontecer.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *