5 dicas de limpeza para quem mora ou quer morar sozinho

A gente sabe que chega uma hora que todo mundo quer ter um lugar para chamar de seu, não é mesmo? Sair da casa dos pais é sempre um desafio, ainda mais quando pensamos nas responsabilidades do dia-dia.

E o que falar das tarefas domésticas? Pelo menos essas você não precisa mais se preocupar a partir de agora. Preparamos uma lista com 5 dicas de limpeza (infalíveis, viu) que vão facilitar a sua vida morando sozinho. Vamos a elas:

1. Rotina é fundamental

Não tem como fugir: você precisa criar uma organização. Ter os dias certos para a limpeza vão facilitar bastante no momento em que você for planejar a sua semana.

Se você preferir chamar um profissional, também vale a oena definir a frequência e quais os dias da semana vai poder recebê-lo.

Um exemplo de rotina, é:

  • Segunda-feira: tirar o lixo e lavar roupa;
  • Terça-feira: arrumar os quartos;
  • Quarta-feira: limpar o banheiro;
  • Quinta-feira: organizar a cozinha.

Esse é apenas um exemplo, e claro que você não precisa ficar se desgastando na limpeza todos os dias. O importante é entender as necessidades do seu lar e ver quais atividades consegue inserir na sua rotina do dia a dia.

2. Isso não pode faltar

O que comprar para fazer a faxina ou a limpeza do dia-dia?

Quando a gente chega no corredor de materiais de limpeza, o desespero começa a tomar conta, não é mesmo? São tantas opções. Mas não se preocupe: existem itens básicos que toda casa precisa ter e com eles você já garante o dia-dia. São eles:

  • Vassoura: ideal para a limpeza rápida do dia a dia.
  • Rodo: para fazer a remoção completa da poeira, é sempre recomendado passar um pano no chão. O rodo é a melhor opção para fazer essa limpeza.
  • Panos e flanelas: tanto para chão quanto para louça, esse é um item que não pode faltar.
  • Balde: os baldes agregam muita praticidade na hora de limpar o chão ou janelas.
  • Esponja: prática e fácil, a esponja pode ser usada, além de para lavar louça, para limpar o box, a privada, o tanque, entre outros.
  • Luva mágica: a luva mágica é ideal para tirar o pó dos móveis sem precisar ter contato com a poeira, o que é ainda melhor para as pessoas que têm alergia.

Da mesma forma, tem produtos de limpeza que você não pode esquecer.

São eles:

  • Desinfetante: além de limpar e perfumar, ele ainda rende muito.
  • Multi-Uso: muito prático: é só espirrar, passar um pano e pronto.
  • Lustra móveis: vai preserva o seu móvel por muito mais tempo, pode acreditar.
  • Detergente: pode ser utilizado para lavar louças, banheiro, vidros e até tirar manchas de roupas.
  • Desengordurante: principalmente na cozinha, esse vai se tornar o seu melhor amigo.

Além dessas opções, vale a pena deixar guardado um pouco de bicarbonato de sódio.

Quem acompanha o blog da Parafuzo, sabe bem que esse é um grande aliado na hora de fazer a limpeza doméstica.

3. Não acumule roupas sujas e sem passar

Sabe aquela cadeira da bagunça no seu quarto? Começa com uma peça de roupa e daqui a pouco todo o seu guarda-roupa está nela.

Claro, é importante deixar acumular algumas peças antes de lavar (o meio ambiente agradece), mas não corra o risco de ter que ir trabalhar de pijama. Da mesma forma, ter uma rotina para passar as roupas de uso social vai lhe ajudar bastante no dia-dia.

Não sabe como passar roupa?

Veja essas 5 dicas incríveis que preparamos em nosso blog.

4. Não fuja da louça suja

A gente sabe que lavar louça não é uma tarefa que muitos amam fazer. Mas o segredo é não deixar acumular. Lave tudo depois de cada refeição e a sensação de limpeza será permanente.

Sabe aquela velha frase: “vou deixar aqui de molho para lavar depois”? Isso já não cola. Essa é uma boa desculpa para quem vai deixar acumular e depois vai gastar mais tempo limpando do que se tivesse mantido a rotina de organização.

Que tal alguns truques para lavara louça muito mais rápido?

5. Sem estresse com a Parafuzo

Para quem quer aproveitar o tempo e manter o seu espaço limpo e organizado, a melhor pedida é a Parafuzo. Você não fica preso a pacotes de serviços caros e paga apenas pelas horas trabalhadas pelo profissional.

Se você mora em um studio ou kitnet, por exemplo, pode optar por agendar uma limpeza express. Em até 1h30, o profissional vai realizar 5 tarefas para manter tudo do jeito que você gosta – 1. passar pano; 2. lavar a louça; 3. arrumar a cama; 4. higienizar o vaso e a pia do banheiro e 5. tirar o lixo. E tudo isso a partir de R$19,90.

Então, não tem mais desculpas para aquela bagunça do dia ou para ter medo de morar sozinho.

Se precisar de outras dicas, aproveite para ler outras postagens do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *