Que limpeza é importante ninguém duvida, não é mesmo?
Mas acontece que nosso foco na hora da faxina acaba nas tarefas mais rotineiras e nos esquecemos de alguns objetos que são verdadeiras colônias de germes. Esses passam despercebidos, embora não deveriam.
Foi pensando nisso que preparamos mais essa lista com alguns objetos para você não se esquecer de inclui-los no check-list da faxina. Vamos lá:
Esponjas de lavar louça
São utilizadas em diversas atividades de limpeza da casa, porém, muitas vezes, não são limpas.
Você sabia que a sua esponja pode estar mais suja do que o seu vaso sanitário? Então, é muito importante que as esponjas sejam desinfetadas com frequência e após um tempo de uso, substituídas.
Para desinfetá-las, mergulhe a esponja em uma mistura de 3/4 de xícara de água sanitária e um litro de água.
Outra dica é umedecer a esponja, enrolar em um papel toalha, colocar em um pires e levar ao microondas por dois minutos. Tome bastante cuidado ao retirar o material para não se queimar.
Vassouras
Com que frequência você costuma limpar a vassoura que utiliza em sua casa? A resposta deveria ser: regularmente. As vassouras acumulam sujeira que se não forem limpas vão invadir a sua casa!
Para realizar a limpeza coloque-as em um recipiente com água morna e sabão suficiente para cobri-las.
Borracha da geladeira
É comum a geladeira ser limpa na hora da limpeza da cozinha. Mas a limpeza deve ir além das portas e prateleiras. Da próxima vez não se esqueça de limpar a borracha de vedação da geladeira.
Se ela estiver com manchas de bolor ou sujeiras mais encardidas, o ideal é apostar em uma solução com 1 xícara de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (sim, ele está aqui de novo – aliado de tdas as horas de quem acompanha o blog). Coloque tudo em um borrifador, agite bem e aplique sobre os pontos mais críticos, deixando a mistura agir por alguns minutos. Retire tudo com um pano limpo e repita o procedimento caso as manchas não tenham saído por completo.
Interruptores e maçanetas
E aí, qual foi a última vez que você limpou as maçanetas e os interruptores? Esses acabam sendo os lugares onde mais mexemos em nossa casa e, portanto, abrigam uma grande quantidade de germes.
Para limpar a superfície, use uma toalha de papel ou um pano de microfibra com qualquer produto de limpeza universal e esfregue bem a área contaminada. Você também pode usar toalhinhas desinfetantes.
Lixeiras
O mau cheiro persiste na lata de lixo, mesmo depois de jogar toda a sujeira acumulada? Isso não surpreende, porque sempre ficam restos de alimentos e bactérias.
A primeira dica para tirar o odor da sua lixeira é mais simples do que você pode imaginar. Tudo o que você precisará fazer é colocar algumas colheres do bicarbonato no fundo da lixeira (de preferência, preencha o fundo do recipiente com o produto). Agora é só colocar os resíduos normalmente.