Já vamos começar esse texto concordando em algo: por mais que você seja a rainha da faxina, o seu banheiro sempre exige mais tempo e atenção. E o que falar do vaso sanitário? O desafio é retirar todas as manchas, principalmente aquelas amareladas. Se essa é sua dor de cabeça, a partir de agora já não é mais. Preparamos 5 dicas rápidas, fáceis e certeiras para você deixar tudo branquinho no seu banheiro. Diga adeus ao amarelado do seu vaso sanitário. Confira!
1. Mantenha a limpeza
De quanto em quanto tempo você precisa limpar o vaso sanitário? O recomendado é duas vezes por semana. Mas isso pode variar.
Se você mora com muitas pessoas, o ideal é aumentar a periodicidade. Se tiver crianças e idosos em casa, tente fazer a limpeza diariamente. Se alguém estiver doente, provavelmente terá repetir os procedimentos mais de uma vez por dia.
2. Escolha do produto ideal
Não tem como esconder: o seu vaso sanitário possui inúmeras bactérias. Por esse motivo, aposte em produtos a base de cloro. Além do desinfetante, escolha bem um alvejante. Além de deixar tudo branquinho, o seu banheiro ainda pode ficar com um aroma floral.
Ah, outra dica interessante é investir em produtos que possuem embalagens que vão ajudar a limpar todos os cantos, até os mais difíceis.
3. Separe seu kit banheiro
De nada vai adiantar ter o produto ideal e simplesmente jogá-lo dentro do vaso. Separe luvas de proteção, escova de banheiro, pedra-pomes e escova de dentes (para os cantos mais complicados), e, claro, capriche no esfrega-esfrega.
Ah, lembrando apenas que tudo deve ser usado exclusivamente no vaso, para não espalhar as suas bactérias para outro lugar.
4. Adeus amarelado. Olá branquinho!
Depois de limpar a parte externa, chegou o momento de tirar o amarelado do vaso. A tarefa é mais simples do que parece. Antes de tudo, coloque as luvas. Em seguida, espalhe bem o alvejante com cloro (olha ele aí!!). Depois de alguns minutos de molho, esfregue bem com a escova de banheiro.
O segredo aqui é fazer o procedimento na parte mais alta do vaso e também naquela onde fica água. A escova de dente pode ser uma aliada para limpar aquele espacinho por onde sai a água.
Depois de tudo, não se esqueça da descarga.
5. E as manchas mais persistentes?
Dependendo do seu vaso, pode ser que você tenha um pouco mais de trabalho com algumas manchas. Mas não precisa se desesperar. A dica é esfregar a área com pedra-pomes.
Se preferir, espalhe bicarbonato de sódio e espalhe um pouco de vinagre. Deixe a efervescência fazer efeito e volte apenas depois de alguns minutos para dar descarga e retirar tudo.
Se reparar alguma manchinha, repita o processo.