Um guia para quem mora sozinho

Quem mora sozinho sabe: esta é uma das melhores decisões que você pode tomar em sua vida. O conhecimento adquirido nessa experiência é amplo,  você se torna responsável por todos os setores de sua vida. E para que esta jornada não se transforme em um pesadelo, a Parafuzo preparou um guia completo para quem mora sozinho.

Para começar, queremos relembrar a música “Há tempos”, de Legião Urbana, que afirma: “Disciplina é liberdade”. Mesmo que pareça o contrário, essa frase faz todo sentido. 

Isso porque, morar sozinho significa definir quando e como fazer as coisas. Significa que você escolherá o horário de dormir e de acordar, como fará o café da manhã, o almoço e o jantar, que horas vai lavar a roupa, como será feita a limpeza da casa, enfim, são muitas tarefas diárias, e sem disciplina, corre-se o risco de ver o dia passar sem ter feito nada.

Disciplina é liberdade porque quando você cumpre sua missão logo cedo e de modo organizado, fica livre para fazer o que quiser em seguida. Quando não cumpre, não tem liberdade, faz as coisas que quer sempre amarrado no que realmente precisa fazer. 

Quando você planeja suas refeições adequadamente e com disciplina, por exemplo, fica livre daqueles vícios e paixões. Você não “tem que comer um doce porque não resiste” ou não “tem que comer pizza porque não fez compras”, você tem disciplina para se alimentar como deve e isso é libertador.

Na verdade, esse é o principal segredo para quem mora sozinho conseguir crescer, se desenvolver e progredir. E vale para todas as áreas da vida. Faça uma planilha, use a agenda do Google ou anote em seu planner. A ferramenta não faz tanta diferença, o que importa é você adotar um método para organizar os seus horários assim que se mudar para sua nova casa.

Outro detalhe essencial para quem mora sozinho

Outro detalhe primordial para quem mora sozinho é saber organizar as finanças, afinal, é isso que permitirá você definir as demais questões, como compras do mês, transporte e os serviços que poderão facilitar a sua vida. E é fundamental anotar. Especialmente nesse quesito, não dá para depender apenas da memória.

Então, faça uma lista – em um papel ou numa planilha online – e anote suas receitas e tudo o que terá de despesas. E as despesas de casa incluem: 

  • Conta de luz
  • Conta de água ou condomínio
  • Gás
  • Aluguel (se não for casa própria)
  • IPTU (se for casa própria)
  • Gastos com celular e internet
  • Alimentação (considere o que gasta no mercado e no Ifood)
  • Combustível ou despesas com transporte
  • Presentes que você queira dar
  • Objetos pessoais que queira comprar (roupas, sapatos, shampoo, acessórios etc)

Em suma, é isso. Caso faça suas compras no cartão de crédito, anote quanto gasta mensalmente, em média. E se comprar parcelado, não se esqueça de somar o valor das parcelas, para chegar ao montante final.

Práticas e investimentos que valem a pena

Quando se mora sozinho, ter a casa em ordem faz toda diferença para manter o bom ânimo no dia a dia. Algumas práticas simples e alguns investimentos valem muito a pena nesses casos.

Por exemplo, arrumar sua cama diariamente, não deixar acumular tanta louça na pia, ter lugar para guardar as coisas são práticas excelentes. Contar com bons utensílios na cozinha, como liquidificador e air fryer também pode te ajudar a se alimentar bem, o que te dará mais energia para o que precisa realizar. Se trabalha em casa, mantenha seu home office em ordem, isso vai contribuir em sua produtividade.

Já sobre os investimentos compensadores, recomendamos que contrate alguém para os serviços de limpeza e passadoria periodicamente. Você gastaria pelo menos meio período para limpar sua casa e outras tantas horas para passar sua roupa, tempo que você pode gastar em desenvolvimento pessoal se tiver quem faça esses serviços para você.

Na Parafuzo, você encontra profissionais qualificados e que vão cuidar da sua casa com todo zelo e dedicação. Acesse nosso site ou baixe nosso app e confira as nossas opções de serviço. Você também pode se tornar um assinante, deixando o serviço agendado conforme a periodicidade que escolher. Uma facilidade que vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *