Como simplificar a rotina de limpeza da casa

Mulher usando espanador para limpeza da casa
(Imagem: Freepik)

Com pouco tempo e muitas atividades para dar conta, a maioria das pessoas não consegue criar uma rotina de limpeza da casa, o que pode afetar o bem-estar de todos os que moram no local.

Mudando alguns costumes, é possível melhorar a manutenção da limpeza, deixando essa tarefa menos complexa e auxiliando no dia a dia. Separamos algumas dicas para uma faxina sem complicação e que, apesar de fácil, não deixa nada a desejar.

Estabeleça uma rotina de limpeza da casa

Se você é daqueles que espera se sentir disposto para fazer uma faxina completa, é muito provável que não consiga manter uma consistência. Crie uma rotina que se adeque ao seu estilo de vida, para não depender apenas da sua motivação.

Você pode limpar a casa aos poucos, um cômodo por dia, ou separar um dia da semana e fazer tudo. Nesse quesito, não há regras, é necessário entender o que funciona no seu caso em particular.

Leve em consideração que a frequência dispensa a necessidade de uma faxina pesada, por um período mais longo. Com uma manutenção frequente tudo deverá ficar mais prático!

Mantenha a organização

No dia a dia, procure manter as coisas em seus devidos lugares. Fez compras no supermercado? Higienize o que precisar e guarde tudo no local certo.

Recolheu as roupas do varal? Dobre e guarde nos armários ou pendure em cabides.

Siga a mesma lógica quando cozinhar e se arrumar para sair: não deixe os seus pertences espalhados pela casa. Pode acreditar: você terá muito mais facilidade para limpar um ambiente organizado.

Mora com mais pessoas? Divida as tarefas!

As tarefas de limpeza podem ser compartilhadas pelas pessoas que moram na casa. Até mesmo os pequenos podem fazer algumas atividades, como guardar os próprios brinquedos e tirar o prato da mesa após as refeições.

Com o passar dos anos, é possível incluir tarefas como lavar a louça e limpar móveis. Neste caso, não se esqueça de utilizar produtos hipoalergênicos e sem ingredientes tóxicos, para não gerar alergias ou desconfortos às crianças.

Para que essa divisão aconteça de uma maneira saudável, o primeiro passo é o diálogo. Cada um deve assumir as tarefas que consegue, encontrando um equilíbrio coletivo.

Deixe os calçados da rua para fora

Essa dica é muito simples de executar e faz uma grande diferença, no entanto. Prepare um espaço, logo na entrada da sua casa, para deixar os calçados quando chegar da rua. Também deixe separado um par de chinelos para usar apenas nos ambientes internos. Essa mudança pontual já evita que muita sujeira entre na sua casa por meio das solas dos calçados.

Comece a limpeza de cima para baixo

Ao limpar estantes, prateleiras e utensílios que ficam no alto, as partículas de sujeira caem diretamente no chão ou em áreas mais baixas. Por isso, é importante deixar o piso para ser higienizado por último, dessa forma, detritos e poeira não ficam acumulados.

Comece pela área mais afastada da entrada

É comum que algumas pessoas iniciem a limpeza em uma área e depois precisem passar novamente pelo local, para alcançar uma parte que ainda está suja. Esse tipo de situação deve ser evitada, para que você não tenha que fazer a limpeza mais de uma vez, para tirar as marcas que ficam no chão.

Mas não é difícil resolver essa questão. Basta iniciar a limpeza do piso pela área que está mais afastada da entrada. Assim, à medida que você avança, também se aproxima da saída do ambiente.

Invista em um Aspirador de Pó

Você não precisa de muitos equipamentos para fazer uma limpeza eficaz. Mas, para quem procura praticidade, vale investir em um aspirador de pó.

As vassouras podem acabar espalhando a poeira, ao invés de removê-la, em alguns casos. Além disso, o aspirador permite trocar as peças e utilizá-las em diferentes superfícies, como sofá, almofadas, tapetes e pisos, chegando até nos cantos dos cômodos.

Conte com a Parafuzo

Ainda que você consiga estabelecer uma rotina de limpeza bem estruturada, em algumas situações, também é importante contar com a ajuda de uma profissional e reservar um tempo para cuidar de você!

Na Parafuzo, é fácil personalizar as suas preferências na hora de contratar um profissional especializado em limpeza padrão ou limpeza pesada.

Com poucos cliques, você escolhe o melhor dia e horário para o serviço. E ainda tem mais vantagens! Seja na limpeza pesada residencial ou em seu escritório, assinando a opção semanal, você ainda economiza até 30% em comparação às diárias únicas.

Para agendar, é fácil. Basta acessar o site ou o aplicativo (disponível para Android e iOS) da Parafuzo e escolher o melhor dia, horário e periodicidade que deseja que sua casa ou escritório sejam limpos.

Com o time da Parafuzo você mantém sua rotina de limpeza em dia! Acesse o nosso site por este link e contrate agora com desconto.

Contrate Diarista pela Parafuzo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *