Como fazer o orçamento de uma reforma?

Construir mais um cômodo na sua casa, mudar os pisos do apartamento, pintar as paredes do seu imóvel… Qualquer atividade de reforma oferece riscos de gastar muito além do que se imaginou que se fosse investir ou levar mais tempo nas obras. E isso tudo tem um principal motivo: a falta de planejamento prévio, a fim de não estourar o orçamento da reforma. Você não sabe como fazer um orçamento para isso? Então, veja algumas dicas para não gastar mais tempo ou dinheiro com as suas obras.

Saiba exatamente quanto será gasto

(Foto: mindandi/Freepik)

É importante fazer uma verificação bem ajustada de quanto você tem para investir e só depois começar a selecionar quais as partes do imóvel que irão passar pela reforma, escolher os materiais que serão empregados nas obras, contatar prestadores de serviço e tudo o mais que for preciso. Saber qual o montante que você terá disponível para o investimento serve não apenas como limite, mas também ajuda a determinar a data de início do serviço.

Registre as mudanças que você pretende fazer

Seja minucioso na hora de escrever as mudanças que espera ver realizadas no seu imóvel. Anote, coloque tudo no papel. Isso ajuda a avaliar mais ou menos o tempo de duração de cada etapa da obra e quanto vai gastar com cada atividade, programando com mais precisão o montante que precisará juntar para começar a empreitada.

Esse momento vai orientar também os tipos e a quantidade de materiais que serão comprados e quais profissionais serão contratados para o serviço.

Faça um levantamento de quantitativos

(Foto: Freepik)

Agora que você já sabe o que vai reformar em sua casa ou apartamento, é necessário ver o quanto de cada material vai ser comprado: quantas latas de tinta, quantos sacos de cimento e assim por diante, dependendo do caráter de sua obra.

Aqui talvez seja necessário o auxílio do profissional contratado para fazer a reforma ou de algum amigo ou familiar que entenda do assunto. Você vai fazer um levantamento exato de todos os ingredientes necessários para que a obra fique pronta, bem como a quantidade ideal.

Pesquise os preços unitários e calcule o gasto total

Conhecendo todas as matérias-primas que vai adquirir, chegou a hora de pesquisar nas lojas e estabelecimentos que comercializam material de construção os preços cobrados por cada unidade desses elementos. Busque em vários lugares diferentes, inclusive na internet e com sugestões de pessoas próximas. Procure por promoções na compra em volume.

Multiplique os valores individuais pela quantidade que será utilizada de cada material e some com os valores cobrados por cada profissional pela prestação de serviços. Você chegará a um montante estimado e praticamente definitivo de quanto irá gastar em sua obra.

Não saia do planejado

(Foto: master1305/Freepik)

Se você não tiver planejado inicialmente e não quiser correr o risco de estourar o orçamento, não se deixe seduzir pela casualidade de aproveitar a quebra de algum cômodo ou trecho para fazer algum complemento de reforma também em outro. Muitas pessoas arriscam-se a pensar em situações como, por exemplo: “Se eu já vou mudar os azulejos nas paredes do banheiro, que tal aproveitar e trocar também as louças do lavatório e sanitário?” ou “se eu vou quebrar a parede da sala, por que não trocar logo o piso?”. Os exemplos são infinitos. Mas, se você não quer gastar ou se demorar mais do que pretendia, atenha-se àquilo que foi planejado!

Essas etapas fazem parte da elaboração de um orçamento básico para reformas. Cada obra, é claro, proporciona suas peculiaridades, como gastos extras de luz e água, por exemplo.

Você quer fazer uma reforma, porém tem dúvidas sobre quanto vai gastar ou demorar? Deixe uma mensagem nos comentários, quem sabe não podemos ajudá-lo? 🙂


Muito mais com a Parafuzo

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Profissionais de confiança

A gente sabe que é difícil colocar um estranho em casa. Por isso, todos os profissionais passam por um criterioso processo de credenciamento. Antes do serviço, você recebe a confirmação e os dados da profissional.

Pague só depois do serviço realizado!

Pagamento facilitado Visa ou Mastercard. O valor de cada serviço é individual, assim, o seu limite fica livre. E tenha a certeza de que o valor só entra na sua fatura se o serviço acontecer.

Atendimento 7 dias da semana

Nós temos uma equipe de atendimento incrível disponível para resolver qualquer problema ou dúvida. Quer bater um papo com a gente? É só entrar no site e clicar no chat.

Agendamento Parafuzo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *