Laminado, vinílico e madeira: dicas e truques para a limpeza do seu piso

Os pisos em madeira, laminados e vinílicos são opções perfeitas para qualquer ambiente da casa, pois juntam as características de serem clássicos, práticos e duradouros. Qualquer que seja o modelo escolhido, é preciso ter alguns cuidados básicos de limpeza para conservar a vida útil das peças.

Então, fique ligado nas nossas dicas e aprenda como limpar porcelanato e vinílico de um jeito rápido e sem esforço.

Cuidados com o piso laminado

O piso laminado é conhecido por reproduzir a aparência da madeira de forma mais econômica, mas sem abrir mão da estética e do acabamento. A maior vantagem é que, ao contrário da madeira, a limpeza também é feita de maneira prática e simples: basta passar uma vassoura macia e um pano úmido com detergente por toda a extensão do revestimento.

O único cuidado é quanto ao uso de ceras e demais polidores que, com o passar do tempo, podem ficar impregnados nas peças, formando uma camada oleosa sobre os laminados — o que não acontece com os vinílicos.

Caso isso ocorra, será necessário recorrer a produtos específicos recomendados pelo fabricante para a limpeza do piso laminado.

Que tal aprender ainda mais sobre laminados:

Dicas de como limpar e remover manchas do piso laminado

Como limpar piso vinílico

Se você está se perguntando como limpar vinílico, saiba que não será preciso muito trabalho.

Comece varrendo a superfície com uma vassoura macia para retirar qualquer tipo de sujeira que possa riscar a peça. Depois, você só precisa diluir algumas gotas de detergente neutro em água, embeber o pano e passá-lo de maneira uniforme por toda a extensão do piso, enxaguando e secando em seguida.

Dessa maneira, é possível retirar toda a poeira e a gordura da superfície sem comprometer aquela película protetora e sem descolorir o vinil — que é a maior preocupação quando nos referimos a esse tipo de piso.

Para renovar periodicamente o brilho, você pode ainda utilizar ceras específicas indicadas pelo fabricante. Lembrando: sempre leia as orientações dos produtos para não causar danos no piso.

Veja essa dica direto de um dos fabricantes de vinílico:

Piso de madeira: efeito vintage e limpeza complicada

Apesar da beleza e do requinte, os pisos de madeira apresentam pouca praticidade na limpeza. A manutenção, ainda menos, pois deve ser redobrada já que é preciso recorrer a impermeabilizantes e vernizes para recuperar o brilho da peça periodicamente.

Quanto à limpeza diária, o segredo é utilizar o mínimo possível de água. Caso contrário, a madeira poderá absorvê-la, causando manchas e inchaços por conta da umidade na superfície. Além disso, é proibido o uso de quaisquer produtos que afetem o verniz da peça, como álcool, querosene e demais solventes.

Que tal ler mais sobre o assunto?

Como limpar pisos? Veja a maneira ideal para limpar cada tipo!

Erros comuns na limpeza do laminado que devem ser evitados

A seguir, listados alguns erros mais comuns quando o assunto é a limpeza dos pisos laminados, vinílicos ou de madeira.

  • Não despeje água na superfície do piso, isso pode alterar a aparência inicial do material e ainda estufar a superfície;
  • A aplicação de produtos diretamente no piso causa manchas. Portanto, cuidado para não derramar qualquer produto no laminado;
  • Evite passar panos encharcados na superfície;
  • Jamais passe silicone ou qualquer outro produto semelhante e nem use elementos abrasivos, pois isso pode gerar arranhões;
  • Não arraste os móveis durante a limpeza. Se precisar mudar algo de lugar, proteja os pés e bases com feltro para evitar o aparecimento de riscos e manchas;
  • Cuidado com as cadeiras com rodinhas, elas riscam a película de resina da madeira natural e a superfície dos laminados. Em lojas especializadas, é possível encontrar protetores de silicone para elas;
  • Lixas, enceradeiras e esponjas de aço também devem ser evitadas.

Na dúvida, deixe com os especialistas

Nesse post, você teve um resumo da limpeza dos principais tipos de piso, com foco em como limpar porcelanato, vinílico e madeira. Se faltar tempo para a faxina, aqui vai uma dica: você pode recorrer ao aplicativo da Parafuzo e contratar uma diarista!

A Parafuzo surgiu para te ajudar a encontrar o profissional ideal para a sua necessidade. É possível contratar uma diarista para fazer a faxina da sua casa ou escritório, podendo escolher entre uma limpeza comum, pesada, pós-obra ou pré-mudança. Além disso, você também pode encontrar o profissional perfeito para passar sua roupa ou fazer a montagem dos móveis de casa. É rápido, prático e muito seguro.

Gostou do post? Então, siga nosso perfil nas redes sociais para acompanhar tudo sobre cuidados da casa ou assine a newsletter e receba todos os conteúdos em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *