Estudos comprovam que fazer faxina faz bem para a saúde

Como a faxina interfere na saúde mental

Ter uma casa limpa e organizada traz uma sensação de bem-estar fora de série, não é mesmo. Isso com certeza você já provou em algum momento após perceber que a faxina estava em ordem. A novidade é que estudos recentes mostram que arrumar e limpar a casa pode manter a mente saudável.

Isso mesmo: limpeza e organização fazem bem para a saúde. Por esse motivo, reunimos nesse post alguns resultados de pesquisas científicas que evidenciam a importância da faxina para o seu bem-estar e principalmente para a sua saúde física e mental.

Casa bagunçada é sinônimo de estresse

Um estudo da Universidade da Califórnia publicado no Jornal de Personalidade e Psicologia Social com casais com filhos mostra que as mulheres que afirmam ter uma casa suja e bagunçada têm níveis aumentados de cortisol, o hormônio do estresse. Nos que não percebiam a desordem, grupo que inclui a maioria dos homens, os níveis do hormônio caíam ao longo do dia.

Outra pesquisa publicada pelo British Journal of Sports Magazine, mostrou que apenas vinte minutos de exercício físico gastos nas tarefas de casa, eram suficientes para reduzir os níveis de estresse. Resultados que concordam com outra pesquisa feita por um órgão de saúde escocês, que mostrou que 3.000 das pessoas consultadas reconheceram que a limpeza doméstica era uma de suas atividades preferidas para reduzir a ansiedade.

Algumas atividades que exigem mais esforço, como esfregar o chão com as mãos, podem eliminar emoções negativas devido às calorias queimadas no processo. Por outro lado, se passarmos a maior parte do dia deitados, por exemplo, é provável que experimentemos ansiedade devido à necessidade do corpo de ser ativo e estar em constante movimento.

Que tal ler também?

Limpeza doméstica também ajuda a emagrecer!

Entrevista com o Dr. Bactéria: veja dicas do especialista para a limpeza da sua casa

7 fatos sobre limpeza que você provavelmente não sabe

Limpeza faz bem para a saúde mental

Outra pesquisa, da Universidade de New South Wales, na Austrália, que saiu na publicação científica Ambiente e Comportamento, indica que cozinhas desorganizadas e com coisas para limpar levaram as pessoas a se descontrolarem com a comida —passaram a comer mais.

Já o levantamento do Departamento de Atividade Física de Indiana monitorou o impacto que uma casa limpa tem no estado mental de um grupo de pessoas por alguns dias. Os pesquisadores descobriram que um ambiente pessoal limpo e organizado está relacionado à alta possibilidade de sair para praticar exercícios regularmente.

Tudo limpo? Sua saúde está em dia

Outro benefício de manter a casa limpa é que haverá menos partículas de poeira no ar, o que lhe protegerá de agentes tóxicos que possam agredir seu organismo, e também pode melhorar sua imunidade caso você tenha algum tipo de doença respiratória, como asma.

Por isso, diante dessas comprovações científicas, dedique-se a organizar e limpar sua casa. E, no final do dia, aproveite seu lar, que em situações normais, dificilmente você teria tempo de aproveitar, apenas chegaria e dormiria.

Que tal ler também?

Traga boas energias para sua casa!

9 erros que cometemos na hora da faxina

5 dicas para uma limpeza mais eco-sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *