5 dicas para quem tem plantas e pets em casa

Este artigo começa com uma notícia animadora: sim, é possível ter plantas e pets em casa convivendo em harmonia. E mais: se você quer ter um ambiente cheio de vida, alegria e boa energia, é recomendável ter plantas e pets.

Segundo uma pesquisa realizada pelo projeto National Pet Month, no Reino Unido, as pessoas que têm contato diário com seus animais de estimação se sentem mais felizes. De acordo com o levantamento, 94% dos mais de 2 mil entrevistados afirmam que seus pets trouxeram impacto positivo para a sua saúde, enquanto 89% também dizem que se sentem mais contentes e 50% que estão mais calmos.

Por outro lado, mas no mesmo sentido, uma pesquisa realizada pela Universidade de Sheffield, realizada com mais de 6 mil pessoas no Reino Unido, mostrou que cuidar de hortas domésticas ou plantas em casa, pelo menos duas a três vezes por semana, traz melhorias de bem-estar, alívio de estresse e contribuir com a inclusão de atividade física na rotina.

De acordo com os dados, embora a melhora de saúde seja notável, o principal motivador para a jardinagem é o prazer de cuidar e ver as plantas crescendo ao longo do tempo. Mas e quando os animais querem destruir suas plantas? Não dá, né? Justamente para evitar esse cenário e estragar a alegria que plantas e pets proporcionam é que elencamos 5 dicas para uma convivência harmônica entre ambos.

Eleve suas plantas

A primeira dica é elevar as suas plantas, o que pode ser feito tanto colocando o vaso em um macramê no teto (para ficar mais bonito), quanto utilizando a própria embalagem que vem da loja (só que em geral, é de plástico), como também recorrendo àqueles tripés e suportes altos que são cheios de charme e elegância. Essa dica vale, em especial para quem tem animais pequenos. 

Tenha uma horta

A dica aqui, na verdade, é colocar no seu jardim plantas com cheiro forte. Manjericão, hortelã, alecrim, boldo, entre outras, servem tanto para compor uma bela horta, quanto para decorar o seu jardim. E garantimos que, se estiverem em grande quantidade em um vaso, vão deixar o ambiente ainda mais bonito. 

Escolha bem

Se você quer ter plantas no chão e não se importa muito se o seu pet for lá mordiscá-las, então aposte naquelas que, certamente, não farão mal a ele. Girassol, lavanda e até orquídeas. As Suculentas Echeverias também não são tóxicas. Mas certifique-se de que está comprando a espécie correta. Por outro lado, evite copo-de-leite, azaleias, lírios ou antúrios.

Preserve o local

Se o problema é o que o eu pet anda cavando a terra, aí não tem jeito, tem que preservar o local. Utilize uma tela de galinheiro ou de pintinho para colocar sobre a terra e em volta das suas plantas. Disponível em agropecuárias ou lojas de material de construção, a tela é barata e fácil de manusear, então você pode cortá-la e ajustá-la ao local. Não se esqueça de escondê-la com cascalhos para jardim, como aquelas cascas de pinus, que vão deixar o seu ambiente ainda mais bonito. 

Repelente natural

E se quiser dar um reforço para que nem o seu pet e nem as pragas se aproximem das plantas, você pode apelar para um repelente natural. A Carol Costa, que tem mais de 1,5 milhão de seguidores no Youtube, ensina vários, com ingredientes que possivelmente você tem em casa, como álcool 70%, cravo e canela. Vale a pena conferir. 

Ah, só uma última dica: como nós, os pets também gostam de casa limpa. E nada melhor do que escolher alguém que goste de animais e tenha cuidado com as plantas para limpar a sua casa. Na Parafuzo os profissionais são especializados e o aplicativo ainda permite que eles escolham se querem casas com animais de estimação ou não, isto quer dizer que apenas aqueles que realmente amam os bichinhos estarão disponíveis para você. Pode confiar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *